author Ligue/Whats: 1198015-6999

Faixa de Preço: De até

Comparar Anúncios

Prédio Comercial São Bernardo do Campo

São Bernardo do Campo, SP, Brasil
Consulte-nos

Descrição

Prédio Comercial São Bernardo do Campo, com 4.000m2 de área, bairro Ferrazópolis, em São Paulo.

Do surgimento da Freguesia de São Bernardo à decadência do tropeirismo

No ano de 1805, sensível à necessidade da população do bairro de dispor de serviços religiosos de forma contínua e em local próximo de seus lares, o Bispo Diocesano Dom Mateus de Abreu Pereira transformou a igrejinha dos monges em capela curada, determinando a presença de “capelão secular a fim de lhes dizer missa e lhes administrar todos os sacramentos” [2]. A atitude do bispo desagradou aos monges, que enxergavam nela uma interferência indevida sobre a capela que lhes pertencia. Iniciou-se aí um conflito que envolvia os monges, as autoridades diocesanas e os interesses populares.

Em 21 de outubro de 1812, alvará do Príncipe Regente Dom João VI, confirmando resolução do dia 23 de Setembro, autoriza a criação da Freguesia e da Paróquia de São Bernardo, cuja sede deveria ser na capelinha dos monges e que abarcava em seus limites toda a região do atual ABC. Mas, os religiosos pressionaram, e em janeiro de 1814, uma determinação do príncipe regente definia que a ermida dos beneditinos só deveria ser utilizada provisoriamente como matriz.

O padre nomeado para assumir a freguesia, José Basílio Cardim, resolveu, então, construir uma capela provisória em outro terreno, também em território beneditino, próximo ao que seria hoje o Km 20 da Via Anchieta. No entanto, o local se revelou inviável por situar-se “na coroa de um estéril outeiro, sem águas e batidos de impetuosos ventos”, que dificultavam muito as atividades do sacerdote. Outro local teve que ser escolhido: a solução encontrada foi uma área a 600 passos dali, escolhida pelo Tenente Coronel Daniel Pedro Muller, membro do real corpo de engenheiros, que fora encarregado de resolver o problema.

O terreno, pertencente à fazenda do lavrador Manoel Rodrigues de Barros, foi cedido à igreja, que lá erigiu primeiramente a capela de Nossa Senhora da Boa Viagem (1814), a qual funcionou provisoriamente como sede da paróquia até a inauguração, nas mesmas terras, da Igreja Matriz, em 1825. No entorno do largo da Matriz, poucos anos depois (em 1833), se definiria o primeiro perímetro urbano da freguesia, com a demarcação de suas cinco primeiras vias, hoje conhecidas como Marechal Deodoro, Santa Filomena, Dr. Fláquer, Rio Branco e Padre Lustosa.

Os primeiros traços do centro da cidade esboçavam-se justamente numa época de grande circulação de tropeiros e viajantes pelo caminho do mar, movimento impulsionado pela lavoura de açúcar paulista, que continuava em ascensão. Junto com o açúcar, o tropeirismo – tanto na região como em toda a província – também atingia sua época áurea, uma vez que eram as tropas de mulas as únicas responsáveis pelo escoamento do produto até o litoral.

Todavia, a partir de 1850, ficou evidente às autoridades paulistas o entrave que o transporte por meio de muares representava à agricultura de exportação: a lentidão excessiva, os desperdícios em estradas que permaneciam ruins, mesmo com manutenção frequente, e a precariedade dos ranchos e pousos encareciam excessivamente os custos e tornavam inviável a expansão da lavoura para regiões muito distantes do porto de Santos. Portanto, a construção de linhas ferroviárias, já num momento em que o café havia tomado a hegemonia do açúcar na pauta de exportações da província, garantiu um enorme barateamento no transporte da produção agrícola paulista. Elas foram, sem sombra de dúvida, fatores essenciais para o vertiginoso desenvolvimento que São Paulo alcançou no final do séc. XIX.

Veja mais

Prédio Comercial São Bernardo do Campo, bairro Ferrazópolis

Outros Prédios Comerciais

  • Cidade: São Bernardo do Campo
  • Estado / região: São Paulo
  • País: Estados Unidos

Detalhe

Atualizado em Maio 15, 2018 no 8:51 am

  • Id do Imóvel: LI-5477
  • Preço: Consulte-nos
  • Tipo de Imóvel: Imóveis Comerciais, Prédio Comercial
  • Finalidade do Imóvel: Venda

Visualizações de Página

Agende uma Visita

Sua Informação

Informação de Contato

Localizador Imobiliario
Localizador Imobiliario
1198015699911971209364
Facebook Twitter Linkedin

Solicite informações sobre este imóvel

Imóveis Similares

42.000

Andar Avenida Paulista 600 m2 Mobiliado Alugo

Av. Paulista - Consolação, São Paulo - SP, Brasil

Banheiros: 6m²: 600

Andar Comercial, Imóveis Comerciais

Cristina Matos

2 meses atrás

42.000

Banheiros: 6m²: 600

Andar Comercial, Imóveis Comerciais

2 meses atrás

Imóveis Comerciais, Sala Conjunto Comercial

3 anos atrás

Imóveis Comerciais, Sala Conjunto Comercial

3 anos atrás

1.600.000

Banheiros: 3m²: 167

Andar Comercial, Imóveis Comerciais

Cristina Matos

2 meses atrás

1.600.000

Banheiros: 3m²: 167

Andar Comercial, Imóveis Comerciais

2 meses atrás

37.700

Escritório Avenida Paulista 418 m2 ALUGO

Avenida Paulista - Bela Vista, São Paulo - SP, Brasil

Banheiros: 4m²: 418

Imóveis Comerciais, Sala Conjunto Comercial

Cristina Matos

2 meses atrás

37.700

Banheiros: 4m²: 418

Imóveis Comerciais, Sala Conjunto Comercial

2 meses atrás


Sem Comentários ( 0 fora de 5 )

Escreva um Comentário

Login para Comentário

IMÓVEL ANTERIOR

Prédio Comercial Fachada Pele de Vidro

PRÓXIMO IMÓVEL

Galpão Industrial Comercial Alvarenga

Galpão Industrial Alvarenga SBC